domingo, 30 de junho de 2013

Coca-Cola: uma fábrica de motivação humana



Se você pensa que a Coca-Cola só te oferece refrigerantes, você está muito enganado, haja vista a missão que a empresa definiu:

Missão da Coca-Cola: (fonte: site global da marca)
REFRESCAR O MUNDO em corpo, mente e espírito.
INSPIRAR MOMENTOS DE OTIMISMO através de nossas marcas e ações.
CRIAR VALOR E FAZER A DIFERENÇA onde estivermos, em tudo o que fizermos.

Como exercício, comece a olhar todas as campanhas da Coca-Cola através da missão acima. Nessa postagem selecionarei cinco para facilitar a análise e uma delas explorarei em alguns aspectos.

Antes de mais nada um rápido desabafo: Como pode uma empresa cobrar grandes idéias de sua agência se ela não tem uma missão enquanto provedora de meios para saciar as necessidades da população?
Não existe um milagre da criação. Todas as grandes campanhas (ideias) surgem de uma missão muito bem definida (marketing), para depois emergirem em um berço de questionamentos e um “pouco” de criatividade (publicidade).

Retomando o raciocínio, analisarei a campanha de 2010 que virou sucesso no planeta.
O jingle da Coca-Cola que surgiu na Copa do Mundo da África em 2010. Até hoje ele é usado pela marca em todos os vídeos que são lançados. A agência JWT foi a responsável pelo desenvolvimento da campanha no Brasil.

Wavin 'Flag / JWT Brazil << clique aqui
Vídeo com os resultados da campanha global no Brasil - Agência JWT Brazil)


Agora, desmembrarei a missão com base na campanha em questão.

1ª PARTE: O REFRESCO DO MUNDO
Uma trilha sonora que se tornou música com tambores e melodia em tom maior. Um estilo musical que não se posiciona como um estilo agressivo, podendo causar rejeições. Quando a ouvimos refrescamos nossa mente, afinal vemos a união de povos, culturas, raças, tudo sem violência, com muitos sorrisos e abraços.

2ª PARTE: OS MELHORES MOMENTOS DA VIDA
Durante todo o tempo em que estamos presos à propaganda vemos muitas pessoas sorrindo,comemorando muito uma liberdade, sem necessariamente estarem tomando Coca, afinal ninguém fica bebendo 24h por dia. Com isso a Coca te inspira em momentos de otimismo, alegria, com a marca como uma coadjuvante com intenções de protagonista.

3ª PARTE: CRIANDO VALOR (SEMIOSE)
Nossa construção de valor mental se faz através do processo de semiose. Fazemos esse processo diariamente em nossas mentes e nem nos damos conta. Quer um exemplo?
Até ontem era moda fazer mechas californianas, mas esse ano a tendência já está em queda e se você ainda faz significa que está “fora”. Quem diz o que está “dentro” ou o que está “fora”? A moda. E como ela faz isso? Através da construção de valores (semiose) dentro da sua cabecinha.
A Coca-Cola com a campanha em 2010 construiu um grande valor de liberdade e alegria, associados à sua marca. A campanha teve um sucesso tão interessante que até hoje as notas musicais do jingle da campanha são repetidas nos vídeos que vão surgindo da marca. (Confira essa informação nas campanhas sugeridas no final da postagem.)

Toda e qualquer campanha tem de surgir para fazer diferença (criar valores). Se não faz diferença, algo está errado e deve ser repensado. 

Por fim, uma coisa muito interessante. A missão da Coca está baseada nos princípios da persuasão. Trabalhar na mente do consumidor, alimentando-o em corpo e alma com situações agradáveis que gerem otimismo, capazes de alterar seus valores humanos.

Repare, em algum momento você viu o refrigerante em destaque?
O refrigerante tornou-se apenas um meio (quase não divulgado), enquanto que a marca já não se faz mais através dele.  Seja bem-vindo à fábrica de motivação humana, The Coca-Cola Company, que te faz beber sem mencionar nenhuma característica técnica do seu produto.



Veja mais campanhas e faça a análise com base na missão:















Emerson Correia Costa


3 comentários:

  1. Parabéns Emer, sensacional !!! Texto objetivo e de fácil compreensão até para quem não entende muito de Marketing (no meu caso rsrsrs).

    Não sei se já tem alguma idéia para o próximo post e também não sei até onde este assunto pode ser explorado pela Publicidade. Mas que idéia você poderia construir em cima dos protestos que insurgiram em nosso país com a insatisfação do povo brasileiro! O GIGANTE ACORDOU!
    Tenho acompanhado por aqui na medida do possível e não sei o quanto isso mudou a cara (ou se mudou) das propagandas, outdoors, televisão, etc.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: Quando eu voltar, pelo amor de Deus precisamos ir comer o Fillet Surpresa hauhauhauhauahuah, absssss

      Excluir
    2. Du, eu até escrevi sobre a campanha da Fiat. Veja nos históricos abaixo.
      Não há uma mudança por parte dos anunciantes, apenas a Fiat que se beneficiou e a Johnnie Walker que já tem trabalhado o tema há mais de uma ano. Recentemente, a Johnnie lançou uma campanha intitulada Keep Walking, Brazil (veja vídeo: http://youtu.be/KTS1xDCoGZE) que já vem desde aquela "O Gigante Acordou".
      No próximo post estou pensando nessa campanha da Johnnie...

      Excluir